Brinquedos e
brincadeiras nas creches
Trata-se de um documento com finalidade de orientar,
professores, na seleção, organização e brincadeiras para creches, com idade de
0 a 3 anos e 11 messes, com base nas recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil.
O manual tem duas
versões:
A primeira corresponde ao livro onde inclui o conjunto
completo das recomendações propostas, para ser distribuído as instituições de
educação infantil.
A segunda é a subdivisão do livro em 5 fascículos que serão destinados as
professores.
Conteúdos dos
fascículos:
Modulo I
Brincadeiras e
interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
Modulo II
Brinquedos, brincadeiras e materiais para bebês. (0 a 18
messes)
Modulo III
Brinquedos,
brincadeiras para crianças pequenas. (1 ano e meio a 3 anos e 11 meses)
Modulo VI
Organização do espaço físico dos brinquedos e matérias para
bebês, crianças pequenas e maiores.
Modulo V
Critérios de compra e uso dos brinquedos e materiais para
instituições da educação infantil.
Vou fazer um resumo
do modulo I, onde são analisados 3 itens:
1: Brincadeira e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis.
2: Brincadeira e proposta curricular.
3: Brincadeira nas transições da casa a creche e da creche a
pré-escola.
As práticas
pedagógicas devem ter eixos norteadores as interações e a brincadeira, onde
devem ser observados e registrados e avaliadas.
É essencial as
crianças e os professores brincarem juntos para dar riqueza e complexidade as
brincadeiras.
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