Hebreus
A origem do povo
hebreu pode ser datada por volta do 3º milênio a.C.. Os hebreus, assim como a
maioria dos povos da Mesopotâmia e Oriente Médio, eram de origem semita, ou
seja, descendentes de Sem. No Antigo Testamento, Sem é identificado como filho
primogênito de Noé, e antepassado remoto de todo o mundo semítico, que inclui,
segundo Von Stein, povos como os persas, assírios, lídios e Arameus. Abraão, o
patriarca e progenitor de toda a civilização hebréia, era semita.
O idealismo religioso da educação
Hebraica era o traço dominante da educação. Os estudos baseavam-se na Bíblia,
os conteúdos eram História, Geografia, Aritmética e Ciências Naturais. Os
métodos de ensino eram baseados na aprendizagem da memória mecânica. A educação
de caráter superior visava à preparação de peritos em leis e escrituras, e a
formação rabina e noviça.
Educação
Religiosa
Começava
em casa e continuava quando os filhos iam com seus pais aos cultos religiosos.
No princípio o povo adorava no *tabernáeulo. mais tarde em "sinagogasi. Em
todos esses lugares. as crianças podiam aprender sobre os rituais (como ofertas
e sacrifícios) e do ensinamento ministrado pelos sacerdotes. levitas ou
rabinos. Além disso. aprendiam sobre as Escrituras e sobre o que Deus (Javé) queria
do povo judeu: e sobre as festas anuais e festivais religiosos. Participando
dessas práticas religiosas. as crianças aprendiam não só sobre as tradições da
nação. mas também sobre a atuação de Deus em suas vidas. Os hebreus eram
proibidos de representar seu deus por meio de pintura ou escultura, pois,para
eles, além de Deus ser grandioso demais para caber em uma imagem. o culto a
ídolos era negado por um dos Dez Mandamentos.
Educação no lar
A família
hebraica era patriarcal, ou seja, o homem tinha autoridade sobre a esposa e os
filhos. Quando um homem casado morria sem deixar filhos, um de seus irmãos era
obrigado a casar-se com a viúva para gerar descendência ao irmão morto. A
educação dos filhos começava por volta dos três anos, quando já sabiam falar:
orações e cânticos eram aprendidos por repetição. Em casa, observavam os
símbolos e práticas religiosas que propiciavam oportunidade de ensino. Os pais
tinham responsabilidades definidas na educação. O pai ensinava religião. a
história do povo hebreu e uma profissão. Também deveria ensiná-lo a nadar e era
responsável por encontrar uma esposa para seu filho. À mãe cabia ensinar suas
filhas a serem obedientes e esposas capazes. As meninas aprendiam a cozinhar,
fiar, tecer, tingir, cuidar de crianças e até dirigir escravos. Aprendiam a
triturar grãos e às vezes ajudavam na colheita. Deviam ter boas maneiras e alto
padrão moral. Segundo o costume da comunidade judaica, as meninas tinham oportunidades
educacionais formais restritas e não lhes era permitido estudar a Lei.
Professores
Os professores
eram líderes religiosos – sacerdotes, profetas, ou escribas Desta forma para o
povo hebreu não havia separação entre religião e educação. Os religiosos
instruíam o povo nas sinagogas, mais tarde quem assumira o ensinamento e
herança histórica do povo hebraico foram os profetas, criticando a injustiça e
a conduta social imprópria.
Com o passar do
tempo os escribas (doutores da lei) tomaram-se os responsáveis pela instrução
do povo. Toda educação superior estava em suas mãos, o que ficou conhecido como
um complexo sistema de educação: "a tradição dos anciãos".
Temas e métodos de estudo
Os judeus
utilizavam o método de memorização de textos e palavras, desde que a criança
aprendia a falar. Os alunos produziam cópias à mão com perfeição e precisão das
passagens bíblicas. A leitura em voz alta era recomendada como auxilio para a
memorização. Além disso, praticavam o uso de provérbios e parábolas partilhando
perguntas e respostas.
Os temas de estudo
centravam-se nas leis religiosas, o fato de se familiarizarem com as Escrituras
no lar permitia que aprendessem a ler, escrever, além de possuírem noções de
*aritmética, instrução básica de canto e instrumentos musicais, tais como flauta
e harpa. Pois conhecer e praticar os costumes eram uma maneira de manter a
identidade da cultura hebraica.
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