Moda, DIY, Decoração, Música, Filmes... E muito mais. ;D

Plano de aula simples para o Dia do índio

O dia do índio
A primeira atividade seria falando mais sobre os índios e suas curiosidades.
Dia 19 de Abril é o dia do índio.
Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, no começo havia muitos índios mais hoje em dia eles são um número bem reduzido.
Os índios vivem em grupo chamado tribos.
Cada tribo tem um chefe guerreiro, chamado cacique ou morubixaba, e um chefe religioso, chamado pajé, que também é curandeiro da tribo.
As casas dos índios chamam-se de oca. São cabanas construídas de paus e barro, cobertas de palha ou folhas de árvores.
A reunião de ocas forma uma pequena aldeia chamada taba.
As armas dos índios são o arco, a flecha, a lança, o tacape e a zarabatana.
Os índios costumam dormir em redes ou esteiras.
Alimentam-se de caça, da pesca e de vegetais.
Plantam mandioca, batata-doce, milho, etc.
Gostam de cantar e de dançar. Seus instrumentos musicais são o tambor, o chacoalho, a flauta e o maracá.
Os índios andam nus ou quase nus. Alguns usam tangas e cocares feitos de penas coloridas de aves.
Costumam pintar o corpo com tintas extraídas das plantas.
Enfeitam-se com colares e pulseiras feitos com dentes de animais.
Adoram o sol, que chamam de Guaraci, a lua, que chamam de Jaci, e outros Deuses.

1.     Após ter lido vamos pintar somente os desenhos que são indígenas.


2. Os índios acreditam em muitas lendas vamos saber sobre algumas delas:

O LOBISOMEM
A lenda do lobisomem (meio homem, meio lobo), diz que um homem se transforma em um porco comum, de grande tamanho, e aparece sempre nos caminhos usados pelos habitantes da região, nos dias de lua cheia a partir da meia-noite, soltando uivos que apavoram as pessoas que ouvem. Algumas pessoas o ouvem como se fosse um animal comendo ou roendo ossos. Quando isso acontece ele está preparado para atacar com suas unhas enormes e brigar com as pessoas que aparecem na rua. Ele ataca também animais domésticos como cachorros, gatos, vacas, cavalos.

Lobisomem: Tem quantas vogais___________
Tem quantas consoantes_____________
A MANDIOCA
Numa tribo indígena a filha do Tuxaua deu à luz a uma menina branca como leite. O Chefe quis matar a filha, mas um moço branco lhe apareceu em sonho e lhe disse que a mãe da criança não era culpada.
A criança logo depois que nasceu começou a andar e falar. Mas não viveu muito tempo. Antes de completar um ano, morreu sem ter adoecido. O Tuxaua mandou enterrá-la na própria aldeia, e a mãe todos os dias lhe regava a sepultura, sobre a qual nascera uma planta que deu flores e frutos. Os pássaros que os comiam ficavam embriagados.

Certa vez a terra abriu-se ao pé da planta e apareceram as raízes. Os índios as colheram e viram que eram brancas como o corpo de Mani, e deram o nome de Maníoca (casa de Mani) ou corpo de Mani. E à planta deram o nome de maniva (Mandioca).

Mandioca: Tem quantas vogais____________
Tem quantas consoantes______________
A VITÓRIA-RÉGIA
Contam que certa vez uma linda índia, apaixonada, quis transformassem estrela. Na esperança de ver seu sonho realizado, a linda jovem lançou-se às águas misteriosas do rio, desaparecendo em seguida.
Iaci, a lua que presenciou tudo, num instante de reflexão, apiedou-se dela por ser tão linda e encantadora. Deu-lhe como prêmio a imortalização aqui na terra. Por não ser possível levá-la para o reino astral, transformou-a em vitória-régia (estrela das águas), doou-lhe um adorável perfume e espalmou-lhe as folhas para melhor refletir sua luz, nas noites de lua cheia.

Vitória Régia: Tem quantas vogais____________
Tem quantas cosoantes___________
3. Para se alimentarem os índios tiram seus alimentos da natureza como florestas e rios. Hoje em dia infelizmente tem muito desmatamento e poluição, e assim faz com que os índios não consigam tirar seus alimentos.
Marque com um X a imagem que da para tirar frutas e comidas para os índios:



4. Vamos fazer uma brincadeira indígena, que será A Corrida Do Saci, onde cada criança irá colocar uma máscara de índio e a professora irá fazer um risco no chão, com uma perna só as crianças terão que correr até a linha de chegada e quem chegar primeiro será o índio vencedor.

Nenhum comentário

Postar um comentário